quinta-feira, 30 de abril de 2015

NO DIA 15 DE MAIO DE 2015 A TENDA ESPÍRITA 7 LUAS ESTARÁ PRESTANDO SIMULTANEAMENTE SUAS HOMENAGENS AO PRETOS VELHO E TAMBÉM AO POVO CIGANO.




HISTÓRIA DO POVO CIGANO 

                                                
CIGANOS
·        SUA ORIGEM
·        SUAS TRIBOS (CLÃS)
·        SEUS HÁBITOS

 

ORIGEM


        Há muita controvérsia a respeito da verdadeira origem do povo cigano . Segundo uns seriam eles originários da Índia, outros atribuem sua origem ao Egito; ainda há aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim.
        Na verdade torna-se bastante difícil estabelecer com certeza sua origem, pois trata-se de um povo que além de não possuir linguagem escrita, o que permitiria que ficasse gravada de alguma forma sua verdadeira história, mas também pela maneira como foram perseguidos através dos tempos , é fácil compreendermos que eles tenham procurado envolver-se em um clima de mistério, até  por uma simples  questão de sobrevivência. Levando-se em consideração também que suas atividades muitas vezes os levavam a trabalhar com magia, nada mais atrativo para despertar  a imaginação do povo do que esta aura de mistério que os envolvia e ainda envolve até os dias de hoje.

TRIBOS (CLÃS)

        Na verdade, de concreto, sabemos que os Ciganos (ROM, o homem cigano; ROMLI, a mulher cigana) agrupam-se em 7 (sete) grupos ou famílias:
·        KALDERASH
·        MOLDOWAIA
·         SIBIAIA
·        RORARANÊ
·        HITALIHIÁ
·        MATHIWIA
·        KALÊ



HÁBITOS

(A cultura Cigana nos oferece belos exemplos, que infelizmente a nossa cultura dos não ciganos (GAJE , homem não cigano; GAJI, mulher não cigana) parece ter esquecido nos atropelos da vida moderna. Dentre eles destaca-se o respeito e amor aos mais velhos, o amor e cuidados com as suas crianças, o sentimento de família. Para eles o velho representa a fonte de sabedoria e experiência que deve ser ouvida e acatada. A criança representa a possibilidade de continuidade, a certeza da preservação de sua cultura. Certamente não encontraremos um velho cigano em um asilo, nem tão pouco uma criança cigana em um orfanato, sequer abandonada pelas ruas. Uma cigana nunca pratica voluntariamente o aborto. O casamento para o Cigano representa a garantia da preservação. Um casamento entre o povo cigano é sempre muito comemorado, pois representa uma oportunidade de reunião e de alegria; não devemos esquecer que o cigano é acima de tudo um povo alegre, que gosta de dançar, de festejar. Geralmente). atribuímos ao povo cigano o Dom de ler a sorte através das cartas (cartomancia) ou da leitura das mãos (quiromancia),  mas eles são um povo com uma habilidade privilegiada para a música. Muitos músicos famosos eram ciganos.
Aqui no Brasil tivemos muitos ciganos que para cá vieram  no início da colonização e além de alegrarem a corte aqui instalada com sua música, também muito contribuíram para a nossa expansão territorial, participando das entradas e bandeiras que desbravaram nosso território. Não fossem eles nômades e andarilhos. Dizem que um de nossos presidentes, aliás aquele que nos tempos modernos mais se envolveu com o abrir estradas e conquistar  o nosso próprio espaço era de origem cigana.

     Antigamente os ciganos viviam sempre em barracas e viajavam em caravanas; atualmente muitos deles tornaram-se sedentários, talvez até pelas contingências da vida moderna, mas mesmos estes procuram de vez enquanto acampar, para de alguma forma preservar uma tradição
NO DIA 15 DE MAIO DE 2015 A TENDA ESPÍRITA 7 LUAS ESTARÁ PRESTANDO SIMULTANEAMENTE SUAS HOMENAGENS AO PRETOS VELHO E TAMBÉM AO POVO CIGANO.


OS PRETOS VELHOS
PRETO_VELHO4
O Preto-Velho é uma entidade cultuada nas religiões afro-brasileiras, sendo espíritos de velhos africanos (homens e mulheres) que viveram nas senzalas maioritariamente como escravos e morreram de velhice.
Na Umbanda estas entidades apresentam-se estereotipadas: são anciãos negros, com o cachimbo na mão, grandes sábios, conhecedores da ervas e sua manipulação, bem como da magia divina.
No Cadomblé, são considerados Eguns (almas desencarnadas).
Na Umbanda, os Pretos-Velhos são homenageados no dia 13 de Maio, dia da abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea.
O Preto-Velho é fruto de circunstâncias únicas que existiram no Brasil, sendo a mais carismática entidade dos terreiros de Umbanda.
Os escravos eram trazidos de África para o Brasil, e após a sua chegada pouco tempo sobreviviam. As árduas condições de vida, má alimentação, muito trabalho, falta de salubridade, resultavam numa média de vida de sete anos. Alguns conseguem sobreviver e alcançar uma idade avançada, e assim surge a figura deste escravo “Preto-Velho”, que personifica o patriarca da raça, com cabelos brancos, experiência de vida e uma enorme sapiência. O “Preto-Velho” é então o sábio que deve ser consultado, o sábio que deve ser ouvido, é aquele a quem se recorre quando se procura um conselho e uma orientação.
O Preto-Velho é uma entidade marcada pela tolerância, pela caridade e simplicidade, pelo amor ao seu semelhante.
OS PRETOS-VELHOS NOS TRABALHOS ESPIRITUAIS DE UMBANDA:
Nos trabalhos espirituais os médiuns incorporam entidades com diversos níveis de evolução, níveis evolutivos esses que se dividem em 3:
AS CRIANÇAS:
São chamadas de eres ou ibejis.
Representam a pureza e a inocência.
OS CABOCLOS:
Nestes incluem-se os boiadeiros, caboclos e caboclas. Representam a força e a coragem. Apresentam a forma de um adulto.
OS PRETOS VELHOS:
 Nestes se incluem os tios e tias, pais e mães, avôs e avós, todos na sua forma idosa, que representa o conhecimento e sabedoria, a fé.

NOMES DE ALGUNS PRETOS-VELHOS:
Os Pretos-Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Avó, Avô, no entanto são todos Pretos-Velhos, sendo que, os que são tratados por vovô ou vó são os mais velhos.
Os Pretos-Velhos apresentam-se com nomes que permitem identificar a sua nação de origem, tal como acontecia na época da escravidão (ex. Guiné, Moçambique…), seu orixá regente, evidenciando a sua actuação propriamente dita. Assim temos:
Aruanda:
Ex. Pai Francisco de Aruanda.
Aruanda significa “céu”. Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Oxalá.
- Calunga, Cemitério ou das Almas:
Ex: Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Omulu/Obaluayê.
- Congo:
Ex. Pai Francisco do Congo.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Iansã.
- D’Angola:
Ex. Pai Francisco D’Angola.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Ogum.
- Matas:
Ex: Pai Francisco das Matas.
Refere-se a Pretos-Velhos activos na linha de Oxóssi.
Os Pretos-Velhos masculinos, nomeadamente são:
 Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Pai Maneco, Pai Mané,  Pai António, Pai Cipriano, Pai Roberto, Pai Tomás, Pai Guiné, Pai Jobim, Velho Liberato…
Os Pretos-Velhos femininos, nomeadamente são:
Maria Conga, Vó Catarina, Mãe Maria, Mãe Cambina; Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Mãe Cambinda, Vó Cecília, Vó Quitéria, Vó Ana….

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Frases espíritas de otimismo e motivação. Pensamentos e mensagens espíritas para refletir sobre a vida, amizade, amor. Acreditar que a vida continua após a morte nos dá mais esperança e confiança no futuro e claro mais vontade de seguir o caminho do bem e de melhorar a nós mesmos. Veja algumas mensagens e frases de Chico Xavier, Emmanuel, André Luiz e outros.


Mensagens Espíritas: Frases Espiritas sobre Amor e Reflexão

O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus

Sem Jesus uma flor tem mil espinhos com Jesus um espinho tem mil flores - Bezerra de Menezes

Jamais desejando para o seu próximo o que não gostaria de experimentar, assumem-se compromissos de prosperidade, sem prejuízo de natureza alguma para si ou para os outros. - Pensamento de Joanna de Angelis

Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza. - Mensagem de Allan Kardec

Outras Mensagens de fé em Deus:
Frases Evangélicas, Mensagens sobre Fé em Deus e Religião
Mensagens e Frases do Padre Leo e Padre Fabio de Melo

Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria. - Frase de André Luiz

Os males deste mundo estão em razão direta das necessidades fictícias que criais para vós mesmos

O Espiritismo não efetua aos seus adeptos quaisquer exigências, todavia quem toma consciência de seus postulados sente-se naturalmente constrangido a ceder de si mesmo, cada vez mais. - Mensagem de Bezerra de Menezes


Onde há trabalho há riqueza, e onde há cooperação há paz. - Paulo de Tarso

Mais valem os bons exemplos do que muitas palavras.

Jesus transcende tudo quanto a Humanidade jamais conheceu e estudou. - Joanna de Angelis

Em toda tarefa, lembra-te do Cristo e passa adiante com o teu esforço sincero. Não te perturbem as desconfianças, a calúnia e a má-fé, atento a que Jesus venceu galhardamente tudo isso! - Frase de Emmanuel pelo Médium Chico Xavier

Veja também:
Mensagens Espiritas: Frases de Chico Xavier e Emmanuel
Deus: Frases e Mensagens de Reflexão sobre Deus, Religião e Fé

Os olhos que nunca choraram raramente aprendem a ver. - Meimei

Deixe-se guiar pela luz, representada pela esperança e pelo amor. Ilumine-se com ela, não deixando nenhum resquício de trevas em seu caminho.


Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras - André Luiz

Sem o passo inicial, ninguém vence as distâncias. - Joanna de Angelis

Se cada um de nós consertar de dentro o que está desajustado, tudo por fora estará certo. - André Luiz

Veja mais mensagens e frases:
Mensagens e Frases Espíritas: Chico Xavier, Emmanuel, André Luiz
Pensamentos Sobre a Vida: Frases e Mensagens de Otimismo
Mensagens de Falecimento e Frases sobre Luto

O dinheiro pode proporcionar-te reconforto, mas o descanso da alma vem de Deus.

A calúnia é um monstro invisível, que ataca o homem através dos ouvidos invigilantes e dos olhos desprevenidos.

quinta-feira, 9 de abril de 2015


Pontos Riscados

Conceito: O Ponto riscado é um instrumento para trabalhos magísticos efetuados pelas entidades. É o selo, o cartão de visitas, a identificação, o brasão e a bandeira da entidade. É uma espécie de campo de força riscado através de símbolos dentro de uma Mandala, onde o instrumento utilizado em seu campo de trabalho é a Pemba. A Pemba maneja as forças de forma a lhe conferir afinidade com as entidades, identificando a quem ela se subordina, bem como seus fundamentos. A Mandala e os símbolos são riscados em uma tabua de madeira, que se intitula tabua de ponto.
Mandalas:
Constituídas de um desenho circular, aonde no seu interior vemos formas e figuras variadas. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o Cosmo. No interior da Mandala temos sempre um ponto central, que representa sua essência, e dele partirão todos os demais elementos. Esse ponto representa Deus, do qual partiu todas as coisas existentes no planeta. Existem dois tipos de mandala, mandala aberta, e fechada.
Mandala aberta:
A ação da Mandala aberta é ampla e vasta, envolve a todos e a todo o terreiro. Dentro de um terreiro normalmente esse tipo de ponto só é riscado pelo Pai ou pela Mãe espiritual, porque nesse caso está expandindo a energia para todos.
Mandala fechada:
A ação da Mandala fechada, é a ação concentrada, delimitada e limitada, a entidade neste caso cria um verdadeiro campo de força, usada em solicitações específicas e nos pontos identifica tórios.
Na Mandala são colocados elementos simbólicos ancestrais, ao desenhar uma mandala, ou seja, ao ser riscado um ponto, é criado um instrumento sagrado.
Pemba:
A pemba é uma pedra de calcário, que nossos guias utilizam para riscar seu o ponto de energia de acordo com a sua vibração. Ela é parecida com um giz, e pode apresentar várias cores de acordo com a vibração ou linha da entidade.
A pemba consagrada pode ser ralada e utilizada para cruzar o ambiente e filhos de santo. Desta forma ela é soprada nos pontos cardeais do ambiente para que se de a firmeza.
Símbolos e cores:
Todos os Símbolos partirão de um ponto no interior da Mandala. Os símbolos e as cores da Mandala criam a força que define a ação vibracional da Mandala (Ponto riscado).
Grafia de Umbanda e seus significados:
Cada traço, cada forma tem um significado e de acordo com a ordem, a direção e a maneira como os símbolos se posicionam podem revelar muitas informações sobre a manifestação espiritual ora transcrita através do ponto riscado e sua missão de trabalho.
Círculo – O Universo, a Perfeição.
– Circulo aberto – energia expandindo;
– Circulo fechado – energia concentrada;
– Circulo com um ponto – ser supremo, símbolo de Oxalá;
Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si – O Plano Divino, o Quaternário Espiritual.
Círculos Menores e Semicírculos – A fases da lua (símbolo de Iemanjá), forças de luz, inclui Iansã.
Círculo com Estrias Externas – O sol (símbolo de Oxalá).
– Linha reta transversa – mundo material
– Duas linhas retas transversas
– Linha curva – polaridade
– Triangulo – Trindade
– Hexagrama ( dois triângulos ) – masculino e feminino, as forças divinas
– Um Pentagrama –
A Estrela de Davi e o Signo de Salomão
A Linha do Oriente, Oxalá, a Luz de Deus.
Três estrelas também representam os Velhos e Almas.
– Balança, Machado ou Nuvem – Símbolos de Xangô e do Oriente
– Raio – Simbolo de Yansã ( mudança dos tempos, intensidade, forte energia)
– Espada Curva – Símbolo de poder e força, a luta do bem contra o mal, símbolo de Ogum;
– Espada Reta – Símbolo de Iansã.
– Coração – Símbolo do amor, da força dos sentimentos que unem os homens, símbolo de Oxum; a Flor também é um símbolo de Oxum.
– Tridentes – Símbolo antigo de força, representando a força do Deus Netuno que tinha no tridente a representação dos pólos que comandavam aquela civilização. Símbolo usado por exus e pomba gira devido ao sincretismo. Observam – se tridentes de risco quadrado para exus (compadres) e de risco arredondados para pomba giras.
– Cruzeiro – Símbolo das almas e do encontro dos desencarnados. Muito comum nos pontos de pretos velhos e Exu de cemitério.
– Caveira – Não simboliza a morte. É a identificação dos espíritos que militam nas esferas da calunga pequena (cemitério).
– Flecha para cima – Símbolo da busca espiritual, do objetivo, do alvo a ser atingido. Símbolo dos falangeiros de Oxossi.
– Arco e Flecha – Símbolo dos falangeiros de Oxossi
– Fases da lua
Cheia – Símbolo da magia oculta, símbolo de Iemanjá
Crescente – Renovação de forças
Nova – Força plena
Minguante – descarrego ou pólo invertido
– Um Quadrado – O os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar).
– Espiral – Para fora indica chamamento de força, retirando demanda.
– Bandeira Branca com Cruz Grega Vermelha – Símbolo de Ogum.
– Coração com uma Cruz no Interior – Símbolo de Nanã.
– Traços Pequenos na Vertical (chuva) – Símbolo de Nanã.
– Folhas ou Plantas – Símbolos de Ossanha.
– Cruz Latina Branca – Cruz de Oxalá.
– Cruz Grega Negra – Com pedestal, símbolo de Omulu.
– Arco-íris – Símbolo de Oxumaré.
– Estrela Branca (Oriente) – Luz dos espíritos.
– Estrela Guia (com cauda) – Símbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente).
– Um Oito Deitado (Lemniscata) – Símbolo do Infinito.
– Cordão com Nó ou um Pano – Símbolo das crianças.
– Conchas do Mar – Símbolo das crianças.
– Águas Embaixo do Ponto – Símbolo de Iemanjá (mar).
– Pequenos Traços de água – Símbolo de Oxum.
– Traço ou Linha Curva com Círculo nas Pontas – Símbolo de força, amarração e descarrego.
– Rosa dos Ventos – Chamamento de força ou descarrego.
– Palmeiras ou Coqueiros – Força dos Velhos
– Traço com Três Semicírculos nas Pontas – Descarrego e força também.
Existem muitas grafias utilizadas por nossos guias e essas são algumas mais comuns. Porém no Ponto riscado está o segredo e assinatura de cada entidade, aonde poderemos perceber símbolos ainda desconhecidos apresentados pelas mesmas.
Por isso cabe a nós o estudo e a avaliação, não só do Ponto riscado, mas da manifestação e da confirmação do Guia como um todo, onde tem que prevalecer sempre a energia que está vibrando.
Pontos Riscados