segunda-feira, 16 de julho de 2012

Orixás da Umbanda... conheça os orixá e suas características.

Oxalá na Umbanda
Sincretismo: Jesus Cristo. 
Dia da semana: Sexta - Feira








É o pai supremo, que separou o mundo material do mundo espiritual, criou os seres vivos. Casado com Iemanjá, gerou os orixás. Tem o poder de reger a vida e a morte, e ao mesmo tempo em que é bondoso e tolerante, também pode tornar-se firme e severo. No entanto, Oxalá prefere sempre seguir o caminho do amor. O único orixá que se encontra acima dele é Olorum (o céu). Quando representado em sua forma jovem, Oxalá recebe o nome de Oxaguiã. No sincretismo religioso, está associado a Jesus.



Iemanjá na Umbanda
Sincretismo: Nossa Senhora
da Conceição
Dia da Semana: Sábado











Esposa de Oxalá e mãe de quase todos os orixás, Iemanjá tem diferentes manifestações, nas quais recebe os nomes de Inaê, Janaína e Oloxum. Seus atributos são a feminilidade, a generosidade, a abundância e a maternidade. No sincretismo religioso, está associada à Virgem Maria.

 
Exu
Dia da Semana: Todos os dias.

 Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá, Exu é aquele que abre os caminhos. Por isso, é sempre o primeiro orixá a ser invocado nas aberturas dos trabalhos, nas oferendas e na leitura do oráculo de búzios. Simboliza a energia dinâmica, o impulso sexual, o fluido vital. Também está associado à comunicação, por ser o intermediador entre os homens e os orixás.


Obaluaê na Umbanda
Sincretismo: São Lázaro
Dia da Semana: Segunda - Feira



Filho de Oxalá e Nanã, esse orixá, que também é conhecido pelos nomes de Omulu e Xapanã, é o senhor da morte e da vida, da doença e da cura. Seu rosto se oculta sob uma vestimenta de palha, material empregado nos ritos fúnebres africanos. Conta a lenda que, ao nascer, Obaluaiê era tão feio que sua mãe não suportou olhá-lo, e quem o criou foi a doce e maternal Iemanjá. No sincretismo religioso, está associado a São Lázaro.



 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário