terça-feira, 18 de junho de 2013

NO DIA 26 DE JULHO A TENDA ESPÍRITA 7LUAS ESTARA
     COMEMORANDO O DIA DE NANÂ BURUQUÊ

Mãe Nanã Buruquê – Orixá Cósmico da Evolução

Nanã
– A Orixá Nanã forma com Pai Obaluayê a 6a. linha de umbanda, linha da evolução, ele é a estabilidade e evolução, ela é a maleabilidade e decantação. Enquanto ele atua na passagem do plano espiritual para o material, ela atua na decantação emocional e no adormecimento do espírito que vai reencarnar.
- Muitas vezes nos perguntamos como ocorre o “esquecimento” de tudo o que vivemos em vidas passadas, não é mesmo?
Mãe Nanã é a responsável por esse “esquecimento”, eu chamo de adormecimento, ela envolve o espírito em uma irradiação única que dilui todos os acúmulos energéticos, decantando o seu emocional, tirando de sua memória tudo que possa atrapalhar sua nova oportunidade de evoluir,  prepara o ser para uma nova vida, já mais equilibrado.
- Um dos campos de atuação de mãe Nanã é a memória dos seres, Oxossi aguça o raciocínio e mãe Nanã adormece os conhecimentos do espírto para que eles não interfiram no destino que lhe foi traçado para toda uma encarnação. É por isso que Mãe Nanã é associada à anciania, à velhice ,que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na vida carnal.
- Mãe Nanã atua também na menopausa e na maturidade. Cada Orixá rege uma etapa da vida dos seres.
- Outro Mistério de mãe Nanã é tirar o que impede a evolução dos seres, ou seja, o seu fator decantador tem a função de decantar ou remover dos seres e das coisas criadas tudo o que está prejudicando e paralisando suas evoluções. Nanã Buruque é dual, manifesta duas qualidades divinas ao mesmo tempo, uma dá maleabilidade as coisas e aos seres, desfazendo o que está paralisado ou petrificado e a outra vai decantando tudo e todos os vícios, desequilíbrios e negativismos dos seres.
- É um orixá cósmico, ou seja,atua na vida do ser por atração magnética, portanto se a evolução está paralisada e o emocional desequilibrado, ela vai atuar na vida do ser e nesse momento ela faz com que a evolução do ser seja retomada, decantando os negativismos e desequilíbrios que o paralisaram, seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres.
- Elementos : 1º. Água e 2º. Terra ativa na água e passiva na terra. Isso significa que seu magnetismo absorve essência aquática e irradia como energia Elemental aquática; absorve o elemento terra e, após fracionar em essência, irradia junto coma energia aquática.
– Cor: Lilás
– Pedra: Ametista
– Ponto de força: beira de um lago ou mangue.
– O termo “nanan” significa: raiz, aquela que se encontra no centro da terra
– Saudação: Saluba Nanã Buruquê!!
Como diz o Ponto de Umbanda:
“Saluba Nanã, Nanã Buruquê
Proteja os seus filhos,
Não nos deixe sofrer.”
“Amada mãe Nanã Buruquê nos envolva em seu manto de luz,irradie sobre nós suas irradiações vivias e divinas e que elas atuem de dentro para fora e de fora para dentro, decantando todos os nosso desequilíbrios, todas as nossas emoções negativadas que nos impedem de evoluir, todo o mal, todas as agregações negativas que possam estar nos impedindo de prosseguir e evoluir tanto espiritualmente quanto materialmente.
Nos proteja, nos ampare, estimule em nós, os sete sentidos da vida, as nossas virtudes e os reais valores da vida, que sob a vossa proteção e cobertos com seu manto de luz. possamos ter forças para não esmorecermos diante das emboscadas e dificuldades da vida.
– Que sob o vosso amparo amada mãe, possamos ter sempre fé, disposição, força de vontade e maturidade para recomeçarmos sempre que se fizer necessário.
Amém!
Que assim seja, e assim será.
SALUBA AMADA MÃE NANÃ BURUQUÊ!!
Gratidão amada Mãe por todo o auxilio Divino que recebi e sempre tenho recebi de vós.
Fontes: Livro Código de Umbanda – Rubens Saraceni, anotações de aulas de Teologia com Alexandre Cumino e estudo, muito estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário